domingo, 19 de fevereiro de 2017

O Paraíso são os outros...

"O Paraíso são os outros"
Valter Hugo Mãe e Nino Cais

Neste texto apresento uma proposta de trabalho literário que temos como prática na Escola em que trabalho, trata-se da Sessão Simultânea de Leitura- SSL-.
Mensalmente fixamos um horário em que toda a escola para e vai ouvir história.
Para preparação deste momento de integração de alunos, das variadas séries, normalmente utilizamos critérios para a seleção das obras, que podem variar... um mês a seleção tem como referência obras de um mesmo autor, no outro mês pode ser um tema que permeia a escolha de boas obras etc... Cada professora fica responsável por contar uma história e se prepara para esse momento (vale ressaltar que as profissionais se envolvem muito com essa proposta e nos surpreendem a cada nova sessão, inovando e mostrando criatividade na forma de propor a contação).
A organização consiste em preparar painéis que apresentam: a ficha técnica, imagem da capa, sinopses das obras, informações sobre o local da escola em que a história será contada e oferecer espaços para as inscrições. Feito isso, cada professora orienta seus alunos para que façam suas inscrições no decorrer da semana.
No momento combinado, as professoras passam pelas salas convidando os inscritos , dirigem-se para o espaço determinado e fazem a leitura. Ao final, abre-se uma roda para que os alunos falem sobre a proposta.
Esta é uma prática simples e eficiente como despertar literário e que se aplica para grupos de adultos também. Costumo fazer uso em momentos de formação.
Na última oportunidade que tive com minha equipe, li um livro de uma sensibilidade e delicadeza que o torna inesquecível... tanto, que até hoje muitas das profissionais que participaram,  relatam que conheceram esse autor através da minha VOZ, e foram em busca de outras obras. Isso é suficiente...  Cumpre o objetivo.

A proposta apresentada foi “O Paraíso são os outros” de Walter Hugo Mãe , enriquecido com ilustração  do artista plástico Nino Cais... precisa de muito mais para se apaixonar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário