domingo, 6 de novembro de 2016

Algumas conhecidas minhas diriam que eu insisto em falar sobre criatividade porque sou aquariana... mas que nada!

Foto: Lucelena Martins de Souza

  Você sabia que os engenheiros da NASA são considerados os profissionais com o mais alto nível de criatividade e que essa capacidade  se equipara à de  uma criança na faixa de 3 a 5 anos?
  O que acontece para que os níveis de criatividade das crianças caiam de forma vertiginosa à medida que elas avançam na escolaridade, apresentando níveis esmagadoramente baixos durante os anos de ensino superior?
  Estas são questões preocupantes, que precisam ser consideradas e as ações redirecionadas.
  Ao falarmos em criatividade como um processo que oferece algo novo, aceito e útil, como alterar tal situação de maneira a favorecer a aprendizagem das crianças que já nasceram num mundo digital e aprendem a acessar, disseminar, produzir e compartilhar informações?
  Algumas ações intencionais podem garantir a manutenção da criatividade, que é espontânea na criança e muitas vezes esmagada pelo contexto.
  Procure:

  • Estabelecer um ambiente criativo, respeitando a individualidade, valorizando o esforço e as realizações próprias e originais.
  • Favorecer  vivências emocionais vinculadas à criatividade, propondo contato com música, desenho, pintura, atividades físicas, rítmicas...

Montagem realizada por educadoras da escola Eduque
Foto: Lucelena Martins de Souza


  • Promover convivência e enfrentamento de situações-problema.
  • Estimular a curiosidade, propondo que a criança avance no que foi solicitado.
  • Expor situações inovadoras.


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