![]() |
Foto: Lucelena Martins de Souza |
Você sabia
que os engenheiros da NASA são considerados os profissionais com o mais alto
nível de criatividade e que essa capacidade
se equipara à de uma criança na
faixa de 3 a 5 anos?
O que
acontece para que os níveis de criatividade das crianças caiam de forma
vertiginosa à medida que elas avançam na escolaridade, apresentando níveis
esmagadoramente baixos durante os anos de ensino superior?
Estas são
questões preocupantes, que precisam ser consideradas e as ações redirecionadas.
Ao falarmos
em criatividade como um processo que oferece algo novo, aceito e útil, como
alterar tal situação de maneira a favorecer a aprendizagem das crianças que já
nasceram num mundo digital e aprendem a acessar, disseminar, produzir e compartilhar
informações?
Algumas
ações intencionais podem garantir a manutenção da criatividade, que é
espontânea na criança e muitas vezes esmagada pelo contexto.
Procure:
- Estabelecer um ambiente criativo, respeitando a individualidade, valorizando o esforço e as realizações próprias e originais.
- Favorecer vivências emocionais vinculadas à criatividade, propondo contato com música, desenho, pintura, atividades físicas, rítmicas...
![]() |
Montagem realizada por educadoras da escola Eduque Foto: Lucelena Martins de Souza |
- Promover convivência e enfrentamento de situações-problema.
- Estimular a curiosidade, propondo que a criança avance no que foi solicitado.
- Expor situações inovadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário