sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Só para despertar... Natureza é...


Foto: Henrique Souza Lee

Esta semana, durante uma conversa, eis que surge a questão:

Para você, o que é a natureza?

Confesso que ser pega, de repente, fora do ambiente escolar onde trabalho e passo grande parte da vida, e ter que responder essa questão me gerou duvidas...
De imediato, me ocorreu que natureza é tudo aquilo que nos é dado de presente e a nós cabe fazer as escolhas de como usar este presente...
Saí pela semana afora querendo saber mais sobre isso e perguntei... para educador@s e crianças e as respostas compartilho com vocês...

Natureza para mim é...

“Natureza faz os humanos sobreviverem, as árvores ajudam a respirar e limpar o ar e as plantas servem de alimento dos humanos.” - L.M,. 7 anos –.

“A natureza são as plantas. Não é uma coisa que as pessoas inventaram.” - M.G. I, 7 anos -.

“São várias plantas diferentes que precisam de atenção e carinho.” - M. W., 8 anos –

“Natureza é a vida dos seres humanos, porque são as árvores que nos fazem respirar. Experimente um dia chegar em uma floresta e respire bem fundo. Não é diferente? Então, pra mim, natureza é a diferença.” - L. ,., 9 anos –.

“Depende da opinião da pessoa, mas na minha opinião a natureza é o habitat da gente, mesmo que não esteja percebendo, é essencial para nossa vida”. A.V., 10 anos-

 “A primeira coisa que vem é o UNIVERSO, sabe essas linhas de conexão invisíveis, que liga
m TUDO e todos? Como se fosse uma essência indissociável.” Jullipop – 36 anos – Arte-educadora.

“Para mim é algo grandioso, não sei definir.” Gabi Bento -36 anos – Coordenadora Pedagógica de E. Infantil.

“Eu acho que é tudo aquilo que a terra nos oferece, é o que nos é dado, sem que tenhamos feito nenhuma força para obter.” Vânia Geishofen – 54 anos – Professora de E. Fundamental

“Natureza é o que existe na Terra independentemente da ação do Homem, inclusive o próprio Homem.” Paula Strano – 34 anos – Pedagoga e escritora


A natureza inspira o homem...

Foto: Lucelena Martins de Souza – Los Angeles -Santa Mônica Pier -
A natureza inspira a arte.

Foto: Lucelena Martins de Souza – Gaudí - Parque Güell  - Barcelona

E o homem inspira a natureza?



Painel localizado no Jardim Botânico de São Paulo
Foto: Lucelena Martins de Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário