O que caracteriza uma
escola interessante?
![]() |
Summit Public Schools – Califórnia
|
Um espaço com muita vida, projetos, que promova a formação dos professores e desenvolva a autonomia dos estudantes.
- Summit Public Schools vimeo.com/somethingelseproductions/summit
- http://escolasqueinovam.org.br/
- Destino: Educação - Escolas Inovadoras | Episódio 01: Projeto Âncora (Brasil) Canal Futura Canal Futura https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y
Estudos indicam que o caminho está em:
1.Misturar (Mix) -Blended - aproximando o ensino híbrido, através de formação que promova a
reformulação do modelo de aprendizagem atual.
![]() |
Summit Public Schools – Califórnia
|
2. Experimentar (Cultura Maker) – deixar que os alunos coloquem a “mão na massa” - favorecer
propostas de construção de processos que vão sendo desenhados, testados e ajustados
– dar ênfase a criação.
" Uma das coisas mais importantes da educação mão na massa é fazer com que o professor preste mais atenção no processo do que no produto, o que é mudança de paradigma muito grande em relação à educação tradicional, que olha para a prova , que é o produto."
" Uma das coisas mais importantes da educação mão na massa é fazer com que o professor preste mais atenção no processo do que no produto, o que é mudança de paradigma muito grande em relação à educação tradicional, que olha para a prova , que é o produto."
Paulo Blikstein - Professor da Universidade de Stanford.
![]() |
Singapore Maker Faire
2016
|
3. Compartilhar - Não há mais espaço para a proteção
dos conhecimentos. Compartilhar é partir de algo para incluir, avançar e ir além...
O que as crianças querem da escola?
Pesquisa com 132.000 alunos e ex-alunos, de 13
a 21 anos, de todos os Estados
(http://porvir.org/jovens-desejam-uma-escolaparticipacao-atividades-praticas-tecnologia/).
- Querem uma escola com maior participação, atividades práticas e tecnologia.
- Um currículo mais flexível, em que possam escolher parte da trajetória, em que aprendam mais com a mão na massa do que só com aulas expositivas (autonomia, experimentação).
- A escola deve ser um espaço livre, acolhedor e com menos paredes ou grades, capaz de interagir com o entorno (cidade educadora).
- Querem aprender em áreas externas e internas, com ambientes e móveis diversificados, incluindo opções como pufes, bancadas, almofadas e sofás (redesenhar os espaços).
Nenhum comentário:
Postar um comentário