domingo, 20 de novembro de 2016

Misturar + Experimentar + Compartilhar



O que caracteriza uma escola interessante?

Summit Public Schools – Califórnia

Um espaço com muita vida, projetos, que promova a formação dos professores e desenvolva a autonomia dos estudantes.  

Estudos indicam que o caminho está em:

1.Misturar (Mix) -Blended - aproximando o ensino híbrido, através de formação que promova a reformulação do modelo de aprendizagem atual.


Summit Public Schools – Califórnia


  2. Experimentar (Cultura Maker) – deixar que os alunos coloquem a “mão na massa” - favorecer propostas de construção de processos que vão sendo desenhados, testados e ajustados – dar ênfase a criação.

" Uma das coisas mais importantes da educação mão na massa é fazer com que o professor preste mais atenção no processo do que no produto, o que é mudança de paradigma muito grande em relação à educação tradicional, que olha para a prova , que é o produto."

Paulo Blikstein - Professor da Universidade de Stanford.

Singapore Maker Faire 2016
3. Compartilhar  - Não há mais espaço para a proteção dos conhecimentos. Compartilhar é partir de algo para incluir, avançar e ir além...

Espaço de trabalho Projeto Âncora - Cotia -SP

O que as crianças querem da escola?

 Pesquisa com 132.000 alunos e ex-alunos, de 13 a 21 anos, de todos os Estados (http://porvir.org/jovens-desejam-uma-escolaparticipacao-atividades-praticas-tecnologia/).

  •         Querem uma escola com maior participação, atividades práticas e tecnologia.
  •         Um currículo mais flexível, em que possam escolher parte da trajetória, em que aprendam mais com a mão na massa do que só com aulas expositivas (autonomia, experimentação).
  •        A escola deve ser um espaço livre, acolhedor e com menos paredes ou grades,  capaz de interagir com o entorno (cidade educadora).
  •         Querem aprender em áreas externas e internas, com ambientes e móveis diversificados, incluindo opções como pufes, bancadas, almofadas e sofás (redesenhar os espaços).



Nenhum comentário:

Postar um comentário