terça-feira, 11 de outubro de 2016

Experimente......Museus

Agostinho Batista de Freitas – São Paulo, Brasil 1977  - MASP 1971 – Óleo sobre tela –
Foto: Lucelena Martins de Souza

 Dados comprovam que :
 Nós aprendemos”...
10% do que lemos
20% do que ouvimos
30% do que vemos
50% do que vemos e ouvimos
70% do que discutimos
80% do que experimentamos
95% do que ensinamos para os outros.”.
William Glasser

Experimentar é essencial. Propiciar que as vivencias sejam de qualidade, fundamental.
Em São Paulo visite o MASP (Museu de Arte de São Paulo) com as crianças. Este é um espaço que abraça o visitante logo na entrada. Hoje, a coleção reúne mais de oito mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africanas, asiática e das Américas.
Até 15 de novembro é possível visitar a exposição Portinari Popular. Podendo, reserve um tempinho e vá ao segundo andar onde encontrará a exposição permanente de longa duração do acevo, certamente você será invadido por inúmeras emoções ao caminhar pelo espaço. 

Portinari Popular
Foto: Maria Luiza Martins de Souza

O que essa situação pode promover nas crianças?
Novas aprendizagens. As crianças através de “óculos conceituais” vão formando os conceitos de mundo. Inicialmente internalizando os conceitos cotidianos, espontâneos, e gradativamente os científicos. Se expostas a situações que favorecem a ampliação cultural/artística, aumentam as possibilidades de comparar,... relacionar  e  transferir  experiências para novas situações de aprendizagem.
Vale tentar. Aproveite o feriado e finais de semana...
Visite e comente sua experiência no blog.

Exposição Permanente de longa duração do acevo
Foto: Lucelena Martins de Souza

Um comentário:

  1. Concordo plenamente e, no caso do MASP, o próprio edifício é um convite à experimentação! Suas rampas e vãos, suas cores e vidraças formam um conjunto muito bonito e inusitado. Estivemos lá, em julho: eu, Gui, uma amiga e seus gêmeos de 4 anos. Visitamos a exposição sobre a Infância e nos divertimos muito. Os pequenos ficaram vidrados! Vale muito à pena!!!

    ResponderExcluir